SCAP
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Forum destinado à Arte da Cutelaria
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  Entrar  

 

 Aplicando Marchetaria

Ir para baixo 
4 participantes
AutorMensagem
Pastore




Mensagens : 17
Data de inscrição : 08/05/2010

Aplicando Marchetaria Empty
MensagemAssunto: Aplicando Marchetaria   Aplicando Marchetaria EmptySáb maio 08, 2010 12:56 am

Pessoall,


Pode ser o primeiro mas não concorre porque já estava pronto, aí eu digo que não vale! Mas colabora...


Segue um pretenço tuto de como apliquei o marchetado nesta faquinha.

Aplicando Marchetaria IMG_5440low

Não representa uma pafavra final em nada, foi só o método que usei e se os colegas tiverem idéias pra melhorar sera muito bom tb! Mesmo porque de machetaria não entendo nada mesmo! Rsrs



O cordão de Marchetaria eu comprei no Ebay pode deitar cabelo no material desse cara que chega na boa! Entre outras coisas compre osso de camelo e talaas de chifre de buffalo, tem algumas laminas boas pra gente iniciante colocar cabo e tals, vai treinando!



http://stores.ebay.com/PremiumKnifeSupply



Aplicando Marchetaria IMG_5444



Procurar por material para confecção de violão e guitarra tb é uma boa, estou querendo fazer uma incrustação com abalone e madre pérola comum nas próximas, deem uma procurada na net!



Eu pensei que fosse mais fino e fácil de aplicar, mass só teve uma etapazinha a mais.

Aplicando Marchetaria IMG_5445

Este cordão dára fazer bastante faca, vem com 2,5 x 2,5 x 150mm e é muito grosso pra ser flexionado ao redor das talas ou de um cabo integral, então tem que tirar laminas, melhor! Rende mais…

Aplicando Marchetaria IMG_5454



Coloquei na morsa pra dar uma “gabaritada” na espessura da fatia e passei o estilete com cuidado pra tirar uma fatia o mais uniforme possivel e inteira.

O ideal aqui era usar uma ferramenta que se não me engano se chama varilhador. Para fazer varetas mesmo, mas não tenho isso.

Aplicando Marchetaria IMG_5447

A a lamina marchetada que vai ser usada tem que ter pouco mais de 1mm de expessura, se ficar com a face irregular não tem problema que vai ser lixada depois de colada.

[img][/img]

Muito cuidado na hora de marcar o entorno de onde ficará o marchetado, mesmo medindo e marcando tudo eu consegui errar na primeira e deu um desencontro bem na parte superior que eu só vi depois de passar a cola e já estava juntando as talas na lamina. COMFIRA tudo antes então. Marque com as talas montadas na faca e com os pinos nos lugares.

Aplicando Marchetaria IMG_5449

Eu usei a ponta do estilete bem fino pra fazer uma marca bem rente ao cordão. Sugestões?



Depois é um trabalho de usinagem. Pode ser com o canto ou lateral de uma lima bastarda mas usei a dremel com disco de corte. Talvez com a lima seja mais seguro!



Essa peça fiz para ter uma idéia, eu nao fotografei a fazendo a faca nem fiz com tanto cuidado.

Aplicando Marchetaria IMG_5450

O rasgo do canal tem menos profundida que a lamina de marchetaria, ela tem que ficar para fora para ser acabada como se fosse um pino.



Como a lamina de marchetado é muito fina, isso tem que ser feito quando as talas ou cabo já está todo na medida, quase pronto esperando abamento.



Vá colando aos pouco com bonder e encaixando o marchetado, se ficar bem justo e vc tiver que colocar com um martelinho melhor, mas não pode ficar muito que o marchetado pode quebrar, se ficarem frestinhas nas laterais depois vc preenche com a Epoxi e pó de Madeira, em osso isso deve ser mais delicado e em madeiras claras tb. Procura não errar!

Aplicando Marchetaria IMG_5453

Aplicando Marchetaria IMG_5452

Agora é tirar as sobras das extremidades e dar acabemento com a lixa, tem que estar quase pronto o cabo que se lixar demais voce come o marchetado, aí já era!

Aplicando Marchetaria IMG_5457

É um elemento bacana e dá um bom diferencial, além de dar uma sofisticada boa em uma faca.



Divirtan-se!!! Aplicando Marchetaria IMG_5440low
Ir para o topo Ir para baixo
Emerson ff.

Emerson ff.


Mensagens : 78
Data de inscrição : 08/05/2010
Localização : São Paulo- Capital.

Aplicando Marchetaria Empty
MensagemAssunto: Re: Aplicando Marchetaria   Aplicando Marchetaria EmptySáb maio 08, 2010 8:59 pm

Salve Pastore que legal muinto bom o tuto, vale sim como primeiro mesmo sendo conhecido por muintos mais aqui o primeiro é o seu, e vale o premio sim vc ganhou, no próximo churras vc leva o premio.

Emerson ff.
Ir para o topo Ir para baixo
Pastore




Mensagens : 17
Data de inscrição : 08/05/2010

Aplicando Marchetaria Empty
MensagemAssunto: Re: Aplicando Marchetaria   Aplicando Marchetaria EmptySáb maio 08, 2010 9:08 pm

Já que é meeeeeeeeeu...

EU ofereço o PREMIO PARA O PRIMEIRO TUTORIAL INÉDITO postado!

Esse já estava pronto mano, não é justo com os demais né.

Copiar e colar não vira! kkkk

E tb precisamos de coisas novas!!!!! Vamos lá pessoal que eu vou fazer um novo aqui heim, vamos ver quem acaba e posta primeiro?
Ir para o topo Ir para baixo
PL-Lopes




Mensagens : 35
Data de inscrição : 10/05/2010

Aplicando Marchetaria Empty
MensagemAssunto: Re: Aplicando Marchetaria   Aplicando Marchetaria EmptyQua maio 12, 2010 12:14 am

Pastore, eu já tinha visto mais este topico é muito bom. Tem muitos amigos que podem aprender a fazer machetaria com esta técnica.
um abraço.
Ir para o topo Ir para baixo
TURCARELLI

TURCARELLI


Mensagens : 32
Data de inscrição : 09/05/2010
Localização : Araçoiaba da Serra- S.P.

Aplicando Marchetaria Empty
MensagemAssunto: Re: Aplicando Marchetaria   Aplicando Marchetaria EmptyQua maio 19, 2010 7:41 pm

Muito legal Pastore, brigadão pelas dicas, vou tentar.
Abraço
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Aplicando Marchetaria Empty
MensagemAssunto: Re: Aplicando Marchetaria   Aplicando Marchetaria Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Aplicando Marchetaria
Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
SCAP :: Tutorial-
Ir para: