Pessoall,
Pode ser o primeiro mas não concorre porque já estava pronto, aí eu digo que não vale! Mas colabora...
Segue um pretenço tuto de como apliquei o marchetado nesta faquinha.
Não representa uma pafavra final em nada, foi só o método que usei e se os colegas tiverem idéias pra melhorar sera muito bom tb! Mesmo porque de machetaria não entendo nada mesmo! Rsrs
O cordão de Marchetaria eu comprei no Ebay pode deitar cabelo no material desse cara que chega na boa! Entre outras coisas compre osso de camelo e talaas de chifre de buffalo, tem algumas laminas boas pra gente iniciante colocar cabo e tals, vai treinando!
http://stores.ebay.com/PremiumKnifeSupply
Procurar por material para confecção de violão e guitarra tb é uma boa, estou querendo fazer uma incrustação com abalone e madre pérola comum nas próximas, deem uma procurada na net!
Eu pensei que fosse mais fino e fácil de aplicar, mass só teve uma etapazinha a mais.
Este cordão dára fazer bastante faca, vem com 2,5 x 2,5 x 150mm e é muito grosso pra ser flexionado ao redor das talas ou de um cabo integral, então tem que tirar laminas, melhor! Rende mais…
Coloquei na morsa pra dar uma “gabaritada” na espessura da fatia e passei o estilete com cuidado pra tirar uma fatia o mais uniforme possivel e inteira.
O ideal aqui era usar uma ferramenta que se não me engano se chama varilhador. Para fazer varetas mesmo, mas não tenho isso.
A a lamina marchetada que vai ser usada tem que ter pouco mais de 1mm de expessura, se ficar com a face irregular não tem problema que vai ser lixada depois de colada.
[img][/img]
Muito cuidado na hora de marcar o entorno de onde ficará o marchetado, mesmo medindo e marcando tudo eu consegui errar na primeira e deu um desencontro bem na parte superior que eu só vi depois de passar a cola e já estava juntando as talas na lamina. COMFIRA tudo antes então. Marque com as talas montadas na faca e com os pinos nos lugares.
Eu usei a ponta do estilete bem fino pra fazer uma marca bem rente ao cordão. Sugestões?
Depois é um trabalho de usinagem. Pode ser com o canto ou lateral de uma lima bastarda mas usei a dremel com disco de corte. Talvez com a lima seja mais seguro!
Essa peça fiz para ter uma idéia, eu nao fotografei a fazendo a faca nem fiz com tanto cuidado.
O rasgo do canal tem menos profundida que a lamina de marchetaria, ela tem que ficar para fora para ser acabada como se fosse um pino.
Como a lamina de marchetado é muito fina, isso tem que ser feito quando as talas ou cabo já está todo na medida, quase pronto esperando abamento.
Vá colando aos pouco com bonder e encaixando o marchetado, se ficar bem justo e vc tiver que colocar com um martelinho melhor, mas não pode ficar muito que o marchetado pode quebrar, se ficarem frestinhas nas laterais depois vc preenche com a Epoxi e pó de Madeira, em osso isso deve ser mais delicado e em madeiras claras tb. Procura não errar!
Agora é tirar as sobras das extremidades e dar acabemento com a lixa, tem que estar quase pronto o cabo que se lixar demais voce come o marchetado, aí já era!
É um elemento bacana e dá um bom diferencial, além de dar uma sofisticada boa em uma faca.
Divirtan-se!!!